Acadêmicos

O LIVRO DE CABECEIRA: O LIVROCORPO. THE PILLOW BOOK: THE BODYBOOK

Rafael Raffaelli

Resumo

Treze poemas que surgem no filme “O Livro de Cabeceira” de Peter Greenaway são
traduzidos para o português a partir dos seus originais em inglês. No filme esses poemas são escritos em japonês sobre os corpos de diversos homens, gerando o conceito de ‘livrocorpo’. Também são conduzidas algumas observações sobre a cinematografia de Greenaway e sobre a poetisa japonesa Sei Shonagon.

Abstract

Thirteen poems that appear in Peter Greenaway’s film “The Pillow Book” are translated into Portuguese from their originals in English. On the film those poems are written in Japanese over the bodies of several men, generating the concept of ‘bodybook’. Some remarks are also made about Greenaway’s cinematography and about the Japanese poetess Sei Shonagon.

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Texto originalmente postado em: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC,2005.

IMAGENS VIGIADAS: Uma História Social do Cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945 1954.

Alexandre Busko Valim

Resumo

Entre 1945 e 1954, a contenção e combate ao comunismo foram uma importante
agenda nas relações diplomáticas entre Brasil e EUA. A constante troca de boletins
informativos, memorandos e relatórios entre o DOPS, o Ministério da Justiça e Negócios Interiores e o Ministério das Relações Exteriores, revelam um grande interesse pelas leis promulgadas nos EUA com viés anticomunista. O considerável volume de documentos relacionados à necessidade de criação e aprimoramento de mecanismos legais para a contenção do comunismo, tendo como exemplo o aparato legal estadunidense, denotam uma efetiva influência de determinados pressupostos ideológicos no pensamento jurídico brasileiro. Nesse sentido, apontarei alguns fatores que julgo serem relevantes para o entendimento da propagação de um “ideário anticomunista transnacional” após a Segunda
Guerra Mundial.

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Texto originalmente publicados no site da UFF. Trata-se de sua tese de doutorado.

A decadência da ilusão ou a morte da biografia.

Marcio Markendorf

Resumo

As correntes do pensamento pós-estruturalista e da pós-modernidade ao se deterem sobre assuntos como o real, a representação, a identidade e a história, deparam com o problema epistemológico da decadência da ilusão. A incredulidade que contaminou o espaço teórico, aproximação perigosa de um niilismo crítico, vê uma série de categorias de estudo como participantes de um projeto que já não é mais possível ou aceitável. Nesse cenário, o discurso biográfico assiste ao colapso das bases híbridas sobre as quais assenta seu edifício textual. À impossibilidade pósmoderna de captar as múltiplas identidades do sujeito associam-se outros expedientes considerados perturbadores ou mesmo impraticáveis pela linguagem – a ilusão biográfica, a ilusão referencial, a ilusão da representação, a ilusão da história. Partindo desse contexto, é imprescindível questionar se estaríamos próximos de anunciar a morte do discurso biográfico, uma vez que o fim simbólico da história, no sentido progressista em que era concebida, já foi decretado. Este artigo, portanto, procura explorar a posição atual da biografia e conjeturar minimamente sobre seu futuro, sobretudo frente ao embate contemporâneo em representar o passado.

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Texto originalmente publicados no site da Revista Rascunhos Culturais | Campo Grande, MS | v. 1 | n. 1 | p. 1 – 256 | jan./jun. 2010.

A morte do homem no morcego.

Alexandre Linck

Resumo

Apontar o que pode ou não haver da morte do homem – no sentido que Foucault percebe em Nietzsche – na personagem Batman, analisando diferentes momentos do homem-morcego nos quadrinhos e no cinema. Na busca de uma outra leitura, barthesiana, sob outro olhar ao passado, benjaminiano, direciono-me a desconhecidos caminhos, na ética de um leitor com muita vontade de perceber um Outro morcego. Nessa aventura, nessa resistência deleuzeana, procuro aquilo de irredutível que possa superar o homem. Pela leitura do morcego, busco prosseguir
para além do homem – na potência do infinito porvir, ainda que num quadrinho envelhecido de uma história de super-herói.

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Texto originalmente publicados no site da UNISUL. Trata-se de sua dissertação de mestrado.

Sujeitos suspeitos, imagens suspeitas: as relações entre cultura midiática e cultura de vigilância.

Aglair Bernardo

Resumo

O artigo aborda alguns aspectos das complexas relações estabelecidas entre a cultura midiática e a cultura de vigilância, explorando as aproximações entre as tecnologias de produção e de reprodução de imagem e os dispositivos que empregam a imagem como meio para o controle e monitoramento social, como é o caso das câmeras de vigilância. Parte da perspectiva de que suas aproximações não são apenas de caráter tecnológico, mas também conceitual, ao considerar que ambos os universos compartilham a posição crucial que a imagem desempenha na cultura contemporânea. O artigo aborda, também, a proliferação destes dispositivos em um contexto social onde predominam os discursos sobre a violência urbana, entendendo as imagens como celas imagéticas e aprisionamentos ao ar livre e onde determinados sujeitos sociais são considerados mais suspeitos do que outros, além de explorar questões que dizem respeito ao mito da verdade de imagem.

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Texto originalmente publicados na revista Estudos em Jornalismo e Mídia da Pós em Jornalismo da UFSC.

CIDADE DOS SONHOS. MULHOLLAND DRIVE, um filme de David Lynch.

Rafael Raffaelli

Resumo
O artigo analisa o filme de David Lynch ‘Cidade dos Sonhos’ baseado na teoria psicanalítica sobre os sonhos. O filme é entendido como uma produção similar aos sonhos de um sujeito oculto e os personagens seriam representações oníricas dos motivos inconscientes no sonho manifesto.

Abstract
The article analyzes David Lynch’s film ‘Mulholland Drive’ based on the psychoanalytic theory on dreams. The film is understood as a dream-like production of a hidden subject and the characters would be oneiric representations of unconscious motives in the manifest dream.

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Texto originalmente postado em: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC,2004.

Os casos Isabella, Mércia e Bruno: telejornalismo e dramaturgia.

Aglair Bernardo

Resumo:

O artigo explora alguns aspectos relativos à cobertura telejornalística dos “casos” Isabella, Mércia e Bruno, conferindo ênfase especial ao modo como foram narrados e suas relações com as audiências. Tal reflexão visa, sobretudo, contribuir para o aprofundamento teórico das conexões existentes entre jornalismo e dramaturgia e o modo como tais relações se inserem em uma configuração maior de acontecimentos na cultura contemporânea, tomando como eixo de análise as contribuições de Michel Maffesoli e o conceito de estruturas de sentimento de Raymond Williams.

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What are you?: Uma reflexão sobre o twitter.

Aglair Bernardo e Filipe Speck

 

Sumário

O artigo, ao tomar como referência a perspectiva teórica de Michel Maffesoli, considera as relações sociais construídas no twitter como um novo tipo de cibersocialidade. Entre outros aspectos abordados, chama atenção para mudanças significativas que se dão na cultura contemporânea tendo em vista a presença cada vez mais acentuada de comunicações mediadas pelo computador no cotidiano.

Palavras chaves: twittercibersocialidade – comunicação mediada pelo computador

 

Abstract

The article, taking as a reference the theoretical perspective of Michel Maffesoli, considers the social relations established at twitter as a new kind of cybersociality. Among other discussed aspects, draws attention to expressive changes in contemporary culture considering the growing relevance of daily computer mediated communications.

Key words : twitter – cybersociality – computer mediated communications

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Texto originalmente publicados na revista Estudos em Jornalismo e Mídia da Pós em Jornalismo da UFSC.

SOLARIS : CONHECIMENTO E
AUTOCONHECIMENTO.

Rafael Raffaelli

Resumo

O propósito do presente ensaio é interpretar o filme Solaris , de Andrei Tarkovski, e a novela homônima, de Stanislaw Lem, enfatizando as conexões entre conhecimento e autoconhecimento. São empregados, como chaves de leitura, alguns dos conceitos da psicologia analítica de C. G. Jung, tais como: processo de individuação, si-mesmo e personalidade-mana.

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Originalmente postado na Scielo.br em 2004

Monitoramento de corpos: entre videoscopias e câmeras de vigilância.

Entre o visível e o invisível.

Aglair Bernardo

É de um olhar mudo e sem gesto, puro e sem lugar para a imaginação, onde a verdade se enuncia pelo visível da experiência, a que Michel Foucault se refere quando aborda em O nascimento da clínica, o papel desempenhado pelo sentido da visão para a construção dos métodos desenvolvidos pela medicina do final do século XVIII, onde a conjugação entre olhar e linguagem conduziu à articulação entre ver e saber.  É de uma nova episteme do olhar a que ele se refere ao tratar das mudanças importantes que ocorreram na história da medicina ocidental quando a experiência clínica se transforma em olhar anátomo-clínico. Fundado na idéia de “interrogar o corpo em sua espessura orgânica”, Foucault afirma que: “O olhar anátomo-clínico deverá demarcar um volume, dirá respeito à complexidade de dados espaciais que pela primeira vez em medicina são tridimensionais…

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Texto originalmente publicado nos anais eletrônicos do Congresso Fazendo Gênero da UFSC.