Biblioteca

Referências bibliográficas na temática cinematográfica.

ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

CHURCHILL, SHARAL. The Indie Guidebook to Music Supervision, Filmic Press, Los Angeles, 2002.

COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. SP, FTD, 1998.

FILHO, DANIEL. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.

HONTHANER, Eve Light. The complete film production handbook. Focal Press, 2001.

MANUAL DO PRODUTOR, ANCINE. Disponível no website www.ancine.gov.br

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SQUIRE, JASON E. The Movie Business Book, Fireside, NY, 1992.

ARTES VISUAIS E EDITORAÇÃO

ARHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: psicologia da visão criadora. São Paulo, Pioneira, 1994.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo, Perspectiva, 1979.

ASPECTOS TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

BENJAMIN, Walter.”A obra de arte na época da sua reprodutibilidade tecnica”, in Lima,L. Costa

DELEUZE, G. & GUATTARI, F Mil platôs, S. Paulo, Editora 34, 1995. (vol. I, 11, 111, IV, V)

DERRIDA, J., A escritura e a diferença, S. Paulo, Ed. Perspectiva, 1998.

____.Cibercultura, S. Paulo, Editora 34. 1993.

____. As tecnologias da inteligência. S. Paulo, Editora 34, 1995.

McLUHAN, H. Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. S. Paulo, Cultrix, 1969.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral, S. Paulo, Companhias da Letras, 1998.

CIÊNCIAS DA LINGUAGEM – FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. “A Mensagem Fotográfica” in Costa Lima, Luiz- Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Editora Saga, 1969.

BARTHES, Roland. “Introdução à análise estrutural da narrativa” in Análise estrutural da narrativa.. Petrópolis, Vozes, 1976

BENJAMIN, Walter. “O narrador” in Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 6ª edição.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, Ed. Da Unicamp, 1997.

CALLIGARIS, Contardo. “Para que servem as ficções?” In Folha de S. Paulo, 18 de janeiro de 2007.

CANEVACCI, Massino.“Cabeças Decepadas” in Antroplogia da comunicação visual. São Paulo, Brasiliense, 1990.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo, Paz e Terra, 1986.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem; uma história do olhar no ocidente ECO, U. Lector in fabula. A cooperação interpretativa nos textos narrativos. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

________. Conceito de texto. São Paulo: T. A. Queiroz/Edusp, 1984.

FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992 (col. Passagens). Petrópolis, Vozes, 1994.

CRÍTICA DO AUDIOVISUAL

AUMONT, J.; LEUTRAT, J. L. Théorie du film. Paris, Albatros, 1980.

BELLOUR, R. L’Analyse du film. Paris, Albatros, 1979.

CASSETI, F. El Filme y su espectador. Madrid, Cátedra, 1989.

LOTMAN, I. Estética e Semiótica do Cinema. Lisboa, Estampa, 1978.

METZ, C. Linguagem e cinema. SP, Perspectiva, 1980.

______. Le Signifiant imaginaire. Paris, UGE, 1977.

DIREÇÃO DE ARTE

BATTERBERRY, Michael e Ariane. Fashion, the mirror of history. New York, Greenwich House, 1982.

BONT, Dan. Escenotécnicas en Teatro, Cine y TV. Barcelona, Las Ediciones de Arte, 1981.

BOUBLIK, Vlastimil. The Art of make-up. Oxford, Pergamon Press, 1968.

MAEDE, Edward. Hollywood: An history costume design in film. Los Angeles, L. A. Museum of Art, 1987.

PEREIRA, Luiz Fernando. A Direção de Arte: construção de um processo de trabalho. SP, ECA/USP, 1993. Tese de mestrado.

PEVSNER, Nikolaus. The Sources of modern Architecture and Design. London, Thames & Hudson, 1968.

RAMIREZ, Juan Antonio. La Arquitectura en el cine: Hollywood, la edad de oro. Madrid, Alianza, 1993.

SELIGMAN, Eléonore. Architecture et cinéma: l’appropriation de l’espace. Nanterre, Univ. de Paris X, 1984.

SONREL, Pierre. Traité de scénographie. Paris, Odette Lieutier, 1943.

SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das roupas. SP, Cia. das Letras, 1987.

DIREÇÃO DE ATORES

ASLAN, Odette. O ator no século XX. Evolução da técnica. Problema da ética. SP, Perspectiva, 1994.

BARR, Tony. Acting for the camera. New York, HarperCollins, 1997.

BOLESLAVSKI, Richard. A arte do ator. As primeiras seis lições. SP, Perspectiva, 1992.

CANDIDO, Antonio et allii. A personagem de ficção. SP, Perspectiva, 1976.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. SP, Martins Fontes, 1996.

CLURMAN, Harold. On directing. New York, Collier, 1974.

HAYMAN, Ronald. Techniques of acting. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1971.

HODGE, Francis. Play directing. New Jersey, Prentice Hall, 1982.

KULECHOV, Lev. Tratado de la realización cinematográfica. Buenos Aires, Ed. Futuro, 1947.

LEWIS, Colby. The TV director/interpreter. New York, Hastings House, 1979.

LEWIS, Robert. Método ou loucura. Fortaleza, UFC; Tempo Brasileiro, 1982.

PUDOVKIN, V. I. O ator no cinema. Rio, Casa do Estudante do Brasil, s.d.
STANISLAVSKI, C. Manual do ator. SP, Martins Fontes, 1989.

STYAN, J. L. The dramatic experience. A guide to the reading of plays. Cambridge, Cambridge University Press, 1975.

TÁVOLA, Artur da. O ator. Televisão em leitura crítica. RJ, Nova Fronteira, 1984.

WAJDA, Andrej. Um cinema chamado desejo. RJ, Campus, 1989.

WATTS, Harris. On camera. O curso de produção de filme e vídeo da BBC. SP, Summus, 1990.

DIREÇÃO

ARIJON, Daniel. Grammar of the film language. Los Angeles, Silmam-James Press, 1976.

BARE, Richard L. The Film director. A practical guide to motion picture and television techniques. NY, Collier Books, 1973.

BARE, Richard L. The film director. New York, Collier Books, 1973.

BOGDANOVICH, Peter. Who the devil made it. New York, Borzoi; Alfred Knopf, 1997.

BRESSON, Robert. Notes sur le cinématographe. Paris, Gallimard, 1975.

CIMENT, Michel. Hollywood: entrevistas. SP, Brasiliense, 1988.

CLURMAN, Harold. On directing. Collier Books Edition, 1974.

COLBY, Lewis. Manual do produtor de TV. SP, Cultrix, 1972.

COLBY, Lewis. Manual do produtor de TV. SP, Cultrix, 1972.

CONRAD, Peter. Television: the medium and its manners. Boston, Routledge & Kegan Paul, 1982.

CONRAD, Peter. Television: the medium and its manners. Boston, Routledge & Kegan Paul, 1982.

CONROY, Andy; WILBY, Pete. The Radio handbook. New York, Routledge, 1994.

DAVIS, Desmond. Produção em televisão. Noções básicas. RJ, Agir, 1975.

DAVIS, Desmond. Produção em televisão. Noções básicas. RJ, Agir, 1975.

EISENSTEIN, Serguei M. Reflexões de um cineasta. RJ, Zahar, 1969.

ELER, Leslie. Principles of cinematography. NewYork, Macmillan, 1969.

FELLINI, Federico. Block-notes di un regista. I clowns. Bologna, Cappelli, 1972.

GEDULD, Harry M. (org.). Filmmakers on filmmaking. Indiana University Press. 1967.

JONES, David Richard, Great Directors at Work. Los Angesles, University of California Press, 1986.

LUMET, Sidney. Making movies. New York, Vintage; Random House, 1995.

MALFILLE, Pierre. O Assistente de direção cinematográfica. RJ, Artenova; Embrafilme, 1979.

MAMET, David. On directing film. New York, Penguin, 1991.

MARKIEWICZ, J. K. Cinematography: a guide for film makers as film teachers. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976.

MARNER, Terence St. John. A Direção cinematográfica. SP, Martins Fontes, 1980.

MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica. SP, Martins Fontes, 1980.

MERCER, John. An introduction to cinematography. New York, Stripes Publishing, 1971.

MILLERSON, Gerald. TV lighting methods. London, Focal, 1983.

NIZHNY, Vladimir. Lecciones de cine de Eisenstein. Barcelona, Seix Barral, 1964.

PINCUS, Edward. Guide to filmmaking. Chicago, Regnery, 1972.

RIBEIRO, Fernando Curado. Rádio: produção, realização, estática. Lisboa, Arcádia, s.d.
STASHEFF; BRETZ; GARTLEY. O programa de televisão: sua direção e produção. SP, Edusp, 1978.

ROBERTS, Kenneth H.; SHARPLES Jr., Win. A primer for film-making. New York, Pegasus, 1971.

SMALLMAN, Kirg. Creative film-making. London; NY, Collier; Macmillan, 1969.

STASHEFF, Edward et al. O programa de televisão. Sua direção e produção. SP, Epu; Edusp, 1978.

STASHEFF, Edward et al. O programa de televisão. Sua direção e produção. SP, Epu; Edusp, 1978.

TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o tempo. SP, Martins Fontes, 1990.

WATTS, Harris. On camera. O curso de produção de filme e vídeo da BBC. SP, Summus, 1990.

WATTS, Harris. On Camera. O curso de produção de filme e vídeo da BBC. SP, Summus, 1990.

WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação. SP, Hucitec, 1984.

WHEARIJON, Daniel. Grammar of the film language. Los Angeles, Silmam-James Press, 1976.

DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL

AEGGER, M. de F.P., LYRA, M.H.C.P. de. Manual de procedimentos para descrição de arquivos sonoros. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1985. (Publicações Técnicas, 38).

ALVES, M.C., VALERIO, S.A. Manual de indexação de documentos fotográficos: versão preliminar. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1996.

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993. (Ofício de Arte e Forma).

BAUMGARTNER, M. Organização de coleções de slides na área biomédica: arranjo, armazenamento e recuperação – revisão bibliográfica. São Paulo: ECA/USP, 1993.

CARVALHO, A. M. de F. Fotografia como fonte de pesquisa: histórico, registro, arranjo, classificação e descrição. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória/Museu Imperial. 1986.

FUNARTE et al. Manual para catalogação de documentos fotográficos. 2.ed. Rio de Janeiro/Fundação Biblioteca Nacional, 1997.

HUDRISIER, H. L’iconothèque: documentation audiovisuelle et banques d’images. Paris: Documentation Française, 1982.

KREAMER, J. The format war. Wilson Library Bulletin, v.67, n.3, p.38-40, nov.1992.

KUYK, R.E.van. Image and sound: a challenge to archives. In: Congresso Nacional de Bibliotecários arquivistas e documentalistas, 5, 1994. Lisboa. Anais. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, 1994.

LACERDA, A. L.de. Os sentidos da imagem: fotografias em arquivos pessoais. Acervo, Rio de Janeiro, v.6, n.1/2, p.41-54, 1993.

LANCE, D. Sound archives: a guide to their establishment and development. s.l.: IASA, 1983.

LEARY, W. H. Le tri des photographies en archivistique: étude du RAMP et principes directeurs.

PEROTA, M.L.L.R. Multimeios: seleção, aquisição, processamento, armazenagem, empréstimo. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1991.

ROTHENBERG, J. Ensuring the longevity of digital documents. Scientific American, p.24-29, jan.1995.

SMIT, J.W. Algumas questões sobre os documentos audiovisuais em bibliotecas. São Paulo: APB, 1995. (Ensaios APB, 23).

SMIT, J.W. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 Marias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.26, n.1/2, p.81-85, 1993.

DOCUMENTÁRIO

AGEL, Henri. Robert Flaherty. Paris, Seghers, 1965.

AVELLAR, José Carlos. A Ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García, Espinosa, Sanjinés, Alea – Teorias de cinema na América Latina. RJ; SP, Ed. 34; Edusp, 1995.

BARNOUW, Erik. Documentary: A History of the non-fiction film. Oxford University Press, 1993.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. SP, Brasiliense, 1985.

BURCH, Noël. Práxis do cinema. SP, Perspectiva, 1979.

CAVALCANTI, Alberto. Filme e realidade. RJ, Artenova; Embrafilme, 1976.

COLLIER Jr., John. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. SP, Edusp, 1973.

DANCYGER, Ken. The Technique of film and video editing. Boston; London, Focal Press, 1993.

FELDMAN, Simón. Guión argumental. Guión documental. Barcelona, Gedisa Ed., 1990.

JACOBS, Lewis. The Documentary tradition. New York, Hopkinson and Blake, 1974.

MARINHO, José. Dos homens e das pedras. O ciclo do documentário paraibano (1959/79). Niterói, Eduff, 1998.

MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista. O diálogo possível. SP, Ática, 1986.

MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil – a penetração cultural americana. SP, Brasiliense, 1984.

NICHOLS, Bill. Representing reality: Issues and concepts in Documentary. Indiana University Press. 1992.

RABIGER, Michael. Directing the Documentary. Boston; London, Focal Press, 1997.

RENOV, Michael. Theorizing Documentary. New York, Routdlege, 1993.

ROSENTHAL, Alan (org.). New challenges for Documentary. University of California Press. 1988.

ROSENTHAL, Alan. Why Docudrama: Fact-Fiction on Film and TV. Southern Illinois University Press. 1998.

VERTOV, Dziga. El Cine-ojo. Textos y manifestos. Madrid, Ed. Fundamentos, 1973.

VIANY, Alex et al. Humberto Mauro – sua vida, sua obra, sua trajetória no cinema. RJ, Artenova; Embrafilme, 1978.

XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do cinema. RJ, Embrafilme; Graal, 1983.

DRAMATURGIA AUDIOVISUAL

ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A poética clássica. SP, Cultrix, 1981.

BAKER, George Pierce. Dramatic technique. New York, Da Capo, 1978.

BARBARO, Umberto. Argumento e roteiro. SP, Global, 1983.

BARRY, Jackson G. Dramatic structure. The shaping of experience. Berkeley, Univ. of California, 1970.

BRAIT, Beth. A personagem. SP, Ática, 1985.

CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. SP, Perspectiva, 1976.

CHION, Michel. O roteiro de cinema. SP, Martins Fontes, 1981.

CLARK, Barret H. European theories of the drama. New York, Crown, 1975.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. RJ, Rocco , 1996.

DUKORE, Bernard F. Dramatic theory and criticism. Greeks to Grotowski. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1974.

ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. RJ, Zahar, 1977.

FIELD, Syd. Manual do roteiro. Os fundamentos do texto cinematográfico. RJ, Objetiva, 1995.

GUINSBURG, J. et al. Semiologia do teatro. SP, Perspectiva, 1978.

HEGEL. Estética. Poesia. Lisboa, Guimarães, 1964.

HOWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro. Um guia para escritores de cinema e televisão. SP, Globo, 1996.

KEITH, Alice. How to speak and write for radio. A manual of broadcasting technique. New York, Harper & Brothers, 1944.

MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador, UFBa, 1995.

PALLOTTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. SP, Ática, 1988.

___________. Dramaturgia. A construção do personagem. SP, Ática, 1989.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. SP, Desa, 1965.

SOURIAU, Etienne. As duzentas mil situações dramáticas. SP, Ática, 1993.

SPERBER, George Bernard (org.). Introdução à peça radiofônica. SP, Epu, 1980.

STYAN, J. L. The dramatic experience. A guide to the reading of plays. Cambridge, Cambridge University Press, 1975.

SWAIN, Dwight V. Scripting for video and audiovisual media. London, Focal, 1983.

VALE, Eugene. Técnicas del guión para cine y televisión. Barcelona, Gedisa, 1985.

WRITING for the BBC. A guide to writers on possible markets for their work. London, BBC, 1983.

HISTÓRIA DO CINEMA

LAGNY, Michèle. O Cinema como fonte de História. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni B; FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a História. São Paulo: Ed. UNESP/EDUFBA, 2008, pp.99-131.

KORNIS, Mônica. Cinema, televisão e História. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2008, pp.7-66.

MORETTIN, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: CAPELATO, Maria Helena, et alii. História e Cinema: Dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007, pp.39-63.

MANEVY, Alfredo. Nouvelle Vague. In: MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp.221-252.

KLINE, T. Jefferson. The French New Wave. In: EZRA, Elizabeth (Ed.). European Cinema. London: Oxford University Press, 2004, pp. 157-175.

HARRIS, Sue. The Cinéma du look. In: EZRA, Elizabeth (Ed.). European Cinema. London: Oxford University Press, 2004, pp.219-232.

TZIOUMAKIS, Yannis. American independent cinema: an introduction. George Square, Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006, pp. 188-210.

MASCARELLO, Fernando. Cinema Hollywoodiano Contemporâneo. In: MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp.333-359.

GOMERY, Douglas. The New Hollywood. In: NOWELL-SMITH, Geoffrey. The Oxford History of World Cinema. London: Oxford University Press, 1996, pp. 475-482.

PUCCI JR, Renato Luiz. Cinema Pós-Moderno. In: MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp. 361-377.

NAZARIO, Luiz. Pós-modernismo e Cinema. In: BARBOSA, Ana Mae; GUINSBURG, J. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, pp.339-390.

CÁNEPA, Laura Loguercio. Cinema Novo Alemão. In: MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp. 311-330.

FRANÇA, Andréa. Cinema de Terras e Fronteiras. In: MASCARELLO, Fernando. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006, pp.395-412.

MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano: arte e intervenção social. São Paulo: Escrituras, 2006, pp.17-125.