Matéria vinculada na TV UFSC sobre a Mostra Inaugural do ENTRE IMAGENS.

Cinema da UFSC realiza mostra inaugural de dois projetos com perfil televisivo.

O curso de Cinema da UFSC deu mais um passo em busca de novos desafios. Aconteceu na última terça-feira, dia 21 junho, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), a Mostra Inaugural da nova fase do projeto de extensão Entre Imagens. A mesa foi composta pelo vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, pelo professor de telejornalismo e diretor da TV UFSC, Fernando Crocomo e pela professora dos Departamentos de Cinema e Jornalismo, Aglair Bernardo, coordenadora do programa que vai ao ar pela TV UFSC. “Estamos redefinindo a identidade do projeto”, comenta Aglair. O Entre Imagens é produzido e editado pelos alunos do curso.

A professora também destacou que o projeto é realizado por alunos que estão em fases distintas do curso e o principal objetivo é fazer a divulgação de eventos e notícias da área do cinema, como o 15º Festival Audiovisual Mercosul – FAM 2011, que acontece até 1º de julho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. “O projeto permite aos alunos conhecerem e experimentarem a linguagem televisiva e jornalística ao realizarem a cobertura de eventos na área audiovisual. Também é uma oportunidade de eles entrarem em contato com profissionais de cinema, fazendo a divulgação de seus próprios trabalhos”, completou Aglair.

O professor Fernando Crocomo ressaltou que a TV UFSC é um espaço aberto a todos os cursos da Universidade Federal. Ele ressaltou o trabalho que a TV vem realizando desde 1998. “A TV UFSC iniciou efetivamente suas atividades em 1998. Desde então nossa principal meta é manter uma programação de qualidade. É por meio do trabalho conjunto que conseguimos manter a grade de programação 24 horas no ar”.

O vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, enfatizou que a arte é um dos elementos que fundamentam a universidade como instituição de ensino, e cabe à universidade ser o elemento aglutinador para que projetos como o Entre Meios se realizem. O vice-reitor ratificou a relevância do projeto. “O ser humano aprende quando é desafiado a resolver problemas. Não é possível aprender arte sem praticá-la. Com o trabalho da Secretaria de Cultura e Arte, estamos fomentando novos ambientes para produção e realização de produções artísticas e culturais na UFSC. A arte faz mais sentido quando é trabalhada de forma plural”.

Olho Grego

Além do Entre Imagens, está em fase de pré-produção do curta-metragem O Olho Grego. A produção faz um diálogo com os gêneros gregos clássicos. Aglair frisa que a série foi pensada para ser exibida exclusivamente na televisão. A produção tem colaboração ativa do curso de Artes-Cênicas (cenicas.ufsc.br) e Design (egr.ufsc.br). A expectativa é que O Olho Grego vá ao ar pela TV UFSC em agosto deste ano. É a primeira série televisiva de ficção realizada pelo curso.

A Mostra Inaugural contou com a colaboração da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), TV UFSC (Canal 15 da Net) e também Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SecArte).

Mais informações: (48) 3721-6543 e (cinema.ufsc.br) ou entreimagens.ufsc.br e tv.ufsc.br.

matéria vinculada em: www.deolhonailha.com.br

Matéria sobre a inauguração da nova fase no Cineramabc:

www.cineramabc.wordpress.com

Matéria no jornal do CCE – UFSC .

www.jornaldocce.blogspot.com